Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

O imperador republicano: Uma concisa e reveladora biografia de dom Pedro II

Edição Português | Nova Ortografia Edição

Por Guy Gauthier

Link para a compra:https://amzn.to/3LiwWP0

Da editora

banner
up

Sobre dom Pedro II, o imperador republicano e abolicionista

Dom Pedro II foi um dos personagens mais populares do século XIX. Sempre em busca do consenso e das ideias majoritárias, fez de seu país a primeira grande democracia da América Latina durante seu reinado, de 1840 a 1889. Afirma-se que ele foi destituído por ter abolido a escravidão. Na realidade, as causas de sua queda foram diversas, porém até hoje o povo o considera o maior homem do país desde a Independência.

Em O imperador republicano, dom Pedro II é apresentado sob um novo ponto de vista: não apenas como um monarca democrático, abolicionista e progressista, mas como um intelectual, educador e cidadão brasileiro.

capa

O imperador brasileiro

“Meu filho tem sobre mim a vantagem de ser brasileiro. Os brasileiros prezam-no. Governará sem dificuldade e a Constituição garante-lhe seus direitos.” – D. Pedro I

guarda

O imperador professor

D. Pedro II foi o promotor de uma política de emancipação de todos os cidadãos do Brasil, independentemente de sua origem social ou étnica. Conseguiu isto através de um enorme investimento educacional, criando no país escolas primárias, secundárias e superiores. Como um novo Carlos Magno, d. Pedro II ia pessoalmente às escolas ver se a educação estava progredindo, pois acreditava que, sem educação de qualidade, não há cidadãos livres.

miolo

O imperador iluminado

A imprensa francesa escreveu que d. Pedro II foi o “último monarca esclarecido do Iluminismo”. Também podemos dizer, como Lamartine, que ele foi o único monarca que, no século XIX, conseguiu a síntese da monarquia e dos princípios republicanos.”

autor

Sobre o autor

Guy Gauthier é doutor em história pela Sorbonne e docente em ciências políticas no Instituto Católico de Estudos Superiores. Esta obra é sua décima terceira publicação. Ganhou o Grande Prêmio da Cidade de Rennes com La Conspiration de Pontcallec.

Descrição

Resenha da Editora

Amigo da França, de Lamartine, de Victor Hugo, de Júlio Verne e de Pasteur, dom Pedro II era um homem das letras e das ciências e lamentava que sua origem o impedisse de ser educador ou professor de faculdade.

Católico, porém filho de um grão-mestre da maçonaria brasileira, trabalhou pela coexistência fraterna entre católicos e maçons, atraindo contra si a ira da Santa Sé.

Também esforçou-se para a união política dentro de seu governo, pois apreciava pouco as divisões partidárias.

A abolição da escravidão, doença, imensa lassidão, oposição dos católicos ultramontanos, rejeição pelas classes dirigentes à sua herdeira Isabel, oposição do Exército a um monarca excessivamente pacífico foram algumas das justificativas para sua destituição e exílio, porém nunca perdeu o prestígio e o respeito de seu país.

Quando morreu em Paris, em 1891, a Terceira República Francesa dedicou-lhe um funeral solene e seu corpo foi mais tarde repatriado ao Brasil, nação para a qual se esforçou “por dar constantes testemunhos de entranhado amor e dedicação durante quase meio século em que desempenhou o cargo de chefe de Estado”, porém para a qual desejava “ardentes votos por sua grandeza e prosperidade”.

Sobre o Autor

Guy Gauthier, ex-magistrado e ex-subprefeito, doutor em história pela Sorbonne, é hoje docente em ciências políticas no Instituto Católico de Estudos Superiores. Esta obra é sua décima terceira publicação. Ganhou o Grande Prêmio da Cidade de Rennes com La Conspiration de Pontcallec . Conferencista, também participou de três episódios de Secrets d’Histoire do canal France 2.

Leia menos

Informações sobre o produto

Editora‎Maquinaria Editorial; Nova Ortografia edição (19 agosto 2021)
Idioma‎Português
Capa comum‎336 páginas
ISBN-10‎6588370156
ISBN-13‎978-6588370155
Dimensões‎22.5 x 1.74 x 15.5 cm
Ranking dos mais vendidosNº 23,771 em Livros (Conheça o Top 100 na categoria Livros)Nº 29 em Biografias de Presidentes e Chefes de EstadoNº 47 em Biografias Políticas
Avaliações de clientes4,8 de 5 estrelas 67Análises
Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: